sexta-feira, 26 de março de 2010


A liberdade que todos tomamos como garantido, quer dizer, eu nem sei como é não tomar como garantido a liberdade, só conheci e conheço esta realidade, mas é algo que nos pode ser tirada. Se houve realmente ausência de liberdade nos tempos que se passaram, em Portugal, eu não vivi esse tempo. E apesar de não terem sidos livres durante aquele período de opressão, medo, as pessoas mantinham-se ligeiramente livres, pelo menos tinham a liberdade do pensamento. Por isso, apesar de não saber o que é ser condicionado, reprimido, dou valor ao que tenho e quem fez para que eu pudesse pensar assim, agora. A liberdade é melhor que o amor, a liberdade é a liberdade. É sentir que posso. É a anulação da Loucura, É a possibilidade de Ser. Penso que quem vive numa situação de ausência de liberdade, continua a ter pelo menos um pouco da mesma; as crianças não sabem distinguir ainda quase nada, seria logo nessa idade que aprenderíamos, antes mesmo de saber o que era a liberdade, que não a podíamos experimentar. Contudo continuaríamos a pensar, sentir, apenas não o diríamos. Não seria igual, haveria alguma repressão, feita mesmo por nós, mas não creio que exista a ausência, em toda a sua extensão, da liberdade. "A minha liberdade acaba onde a tua começa, a tua acaba onde a minha começa" Quem me dera.

Sem comentários:

Enviar um comentário